sábado, 7 de agosto de 2010

DO VERDE O AZUL

Azul...

Ninguém me convence de que no horizonte
ali e acolá o céu se encontra com a Terra.
Tanto azul não pode ser em vão.
Tanto é assim que à noite não foge
a linha de montanhas das minhas Minas e,
com lua ou sem ela, o céu e a terra encontram-se
como que na busca de seres amados.


O céu ama minha terra, de araucárias e ipês,
de montanhas e muito verde que tanto azul
oferece para que olhemos para o alto sempre.


O azul nos chama. Todo dia.
É luz que alerta. É chamado que denuncia.


Meu poeta astronauta disse que tudo
o que tenho belo de verde e de rios e de montanhas
é azul.
Não é possível que só minha terra seja azul.
Não é possível que só o céu seja azul.
Não é possível meu sangue vermelho não ser azul.
Não é possível que toda cor não seja azul.
Não é possível que todo ser não seja azul.
Não é possível que Deus não seja azul.

Se Deus renasce na Páscoa
e a cada dia,
Ele é azul.
Se Deus vence a morte, Ele é azul.


Porque o astronauta e poeta disse
que a Terra é azul...


Acreditei no astronauta.
Nem deve ter saído do chão com dificuldade,
pois o céu se funde com minha terra no horizonte
azul
e dali ao espaço tudo é azul.
Se é azul é possível.
E se é de noite, o escuro é azul.
Azul escuro, mais azul, mas azul.


Estarei, se assim sendo, no céu azul,
um dia que criar coragem para ir lá.
Não vou conferir o que me disse ainda quando bebê
o poeta astronauta em meu ano de nascimento.
Acreditei nele, não preciso conferir nada.
Eu era apenas um menininho, uma criança,
mas o ouvi crédulo e ansioso por tanto azul.
Por isso cresci. Cresci azul.
Sou azul. Da terra azul. De meu chão azul.
Meu coração é o azul de todas as cores.
Sou filho da terra do azul.


Quem dera seja isso tudo verdade e verdade azul.
Tomara seja o azul a verdade e verdadeira seja
a intenção dos homens com a Terra azul.
A vida é azul, não sabem?!...
As mulheres, que são azuis, cuidam da Terra azul
porque azul é a ternura que nenhuma mulher
consegue esconder da Mulher Mãe Natureza.
Azul.
O homem não conhece isso da mulher?
Se não, ele é menos azul...


Quem dera tanto Azul invada o homem.
Para que ele seja mesmo azul
e descubra que é azul e se aceite como azul.


Azul, azulaço, azulzinho, azulão...
Meu passarinho é azulão
que até sua fêmea por ele se apaixonou
porque é tanto azul e tão azul
que seu canto entontece o céu azul.
E de novo o céu azul e o horizonte azul
se confundem entre as montanhas azuis
e a imensidão, infinita, que sobre ela está.
Céu azul. Horizonte azul. Vida azul.
A eternidade é azul.

Meu horizonte é azul porque nele o céu está.


Pudera eu estar no azul do céu.
Que eu tenha coragem!... Coragem azul...


Se isto tudo, verdade, valeu a pena o sonho e visão
de todo poeta, astronauta ou não.
Será que somente o primeiro astronauta foi poeta?
É que ele soube do azul. Ele era azul.
Se todos fossem azuis, todos saberiam o que digo aqui,
Poetas ou não, astronautas ou não.


Meu horizonte é azul.
O céu está lá porque azul é meu coração
cheio de araucárias azuis e rios azuis de águas azuis...
É azul o meu coração. É azul minhas matas verdes.
É azul minhas montanhas de tantas cores.
Será que é por isso que meus dois filhos são azuis
e gostam tanto de azul?

Meu mundo é azul. Minhas cores são azuis.
E se amam, se respeitam e não desistem.
Se misturam todas, sempre, e dão azul ao azul
para que viver seja sempre algo que valha a pena.
Azul é o céu. Azul é a Terra. Azul é o meu coração.

Azul é minha discordância verbal,
minha doce agressão à língua pátria azul...
Minha poesia é azul.
Meu amor é azul.


Azul é o verde dos olhos do meu primeiro filho
e azul também são os negros olhos do caçula.
E são azuis meus olhos castanhos que enxergam o mundo
― a Terra azul que tanto amo ― e os olhos castanhos
da mulher que amei tanto...

E minha loucura é azul, também,
como a minha lucidez e meus desejos...


Ninguém acredita. Ninguém a não ser meus filhos.
O horizonte em meu coração se encontra com o céu.
Azul.
E todo azul é pouco para esse “mundão” de meu Deus...

Mundão de meu Deus azul.
Meu Deus azul de todas as cores.
Azul. Meu Deus azul. Meu Deus é azul.

Que o viver seja Azul.
Que vencer a morte seja Azul.
Que todas as cores sejam azul.
Que o azul seja toda cor.
Para cada um ser mais cidadão!
Para cada um ser mais feliz!

Dinarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário